A Brasileira que encantou a Häagen-Dazs

A Häagen-Dazs, fundada em New York, é uma das produtoras de sorvete premium mais famosas do mundo. A brasileira Paula Barbosa, doceira e empresária, foi convidada pela empresa para criar um sorvete. A primeira vez que divulgaram essa informação, fiquei mega feliz!!! Uau!! Isso realmente foi motivo de muito orgulho.

COMO TUDO ACONTECEU?

Paula é carioca e trabalhava no marketing da Osklen, no qual ficou por 7 anos, até tomar a decisão de se mudar para New York. Ela viajou na intenção de fazer vários cursos e um deles foi o de business. Para se diferenciar no projeto de conclusão de curso, escreveu sobre brigadeiro gourmet. O projeto ficou tão bem feito que Paula decidiu montar uma empresa, com o mesmo tema.

Após iniciar o pequeno negócio, enrolando brigadeiro e vendendo para festas, logo estava aberta a sua loja, My Sweet Brigadeiro; tudo súper bem feito e com muito bom gosto. Em pouco tempo de produção, ela ganhou as páginas do jornal mais importante e influente do mundo, The New York Times, além de aparecer no blog da apresentadora Oprah Winfrey. Paula não fabrica somente os brigadeiros tradicionais: inovou nos sabores, com pistache, amêndoas, gengibre, indo também para os mais exóticos como lavanda, torta de abóbora e chili. Ela fabrica os doces em uma cozinha localizada em Lower Manhattan, mas a loja fica no Brooklyn.

A notícia do lançamento do sorvete causou um alvoroço nas comunidades brasileiras de New York e quem encontrava o sorvete, postava, nas redes sociais, onde os encontrou. Foi assim que todos passaram a postar fotos comendo e dando boas referências dos sorvetes, fazendo com que se esgotassem os estoques.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Q8lGrWhIW54[/embedyt]
Vídeo promocional em parceria com a Haagen Dazs

O ENCANTAMENTO DOS AMERICANOS

“A equipe da Haagen-Dazs responsável pela criação da nova linha, conheceu o brigadeiro através da My Sweet e procurou-nos para desenvolver um novo sabor de sorvete, baseado no meu produto original. Eles nos apresentaram a ideia e começamos a pensar, juntos, na receita ideal. Foi mais de um ano de trabalho e testes até chegarmos ao ‘Tres Leches Brigadeiro’, inspirado no casadinho, que aqui chamo de ‘Happy Couple’”, comenta Paula. O sabor é uma combinação de sorvete de leite condensado, com o mais puro e delicioso brigadeiro de chocolate. A novidade faz parte da linha “Artisan Collection”, cujo primeiro lançamento aconteceu em abril de 2015, nos EUA e Canadá. “O brigadeiro da My Sweet, desde o início, utilizou ingredientes de altíssima qualidade; ainda assim, posso dizer que foi ligeiramente adaptado, não só para o paladar americano, mas para um alto padrão de qualidade em geral. Usamos, por exemplo, 100% cacau, em vez de achocolatado, castanhas orgânicas etc.”, complementa Paula. O cuidado com a receita do sorvete não foi diferente. Foram feitos vários testes até chegarem ao sabor e consistência desejados.

Quem imaginou que todo o pote do novo ice-cream era de brigadeiro, enganou-se, mas não deixa de ser muito gostoso. É como se fosse um sorvete de creme ou baunilha, com manchas de brigadeiro por todos os lados. A ideia foi recriar o “casadinho” (brigadeiro preto com branco), assim chamado no Brasil. Uma verdadeira delícia!! Ela conta que, há quase um ano, quando a Häagen-Dazs a procurou para desenvolver essa nova versão baseada no brigadeiro, foi adicionado o sabor da torta mexicana chamada “tres leches”, uma sobremesa famosa aqui nos EUA. Ela explicou que, antes do resultado final, eles fizeram muitas provas, afinal, essa era uma forma de atrair brasileiros e hispânicos para um único produto.

A  ACEITAÇÃO

Paula explica que a aceitação dos americanos foi rápida: “Eles acham o brigadeiro parecido com uma trufa e esperam o mesmo sabor. Quando dão a primeira mordida e percebem que é algo completamente diferente, com uma consistência única, ficam realmente encantados. Esta é, sem dúvida, uma das melhores partes do trabalho. É muito bom ver a reação das pessoas e um grande prazer poder introduzir o nosso doce favorito para um público tão diferente”, diz a empresária.

Ela conta que sua brigadeiria, atualmente, trabalha com entregas para os 50 estados norte-americanos, através do site www.mysweet.com. Entre os locais em que podem ser encontrados os produtos da marca, estão as lojas da rede de supermercados de produtos orgânicos Whole Foods, em NY.

É cada vez maior o número de brasileiros que estão montando seus negócios nos Estados Unidos e, se você quiser fazer o mesmo, não precisa de algo novo. Muitos empreendedores estão “reinventando a roda”, aperfeiçoando as ferramentas e tendo muito sucesso. Em sua maioria, eles começam com algo pequeno e de muita qualidade; com o tempo, atraem bancos e investidores para o projeto.

O brigadeiro não é exatamente uma novidade, porém, Paula fez a diferença, em especial com o público americano, porque não era conhecido por estes lados. Independentemente de qual seja sua ideia e seu negócio, o importante é planejar-se e fazer acontecer, tirando a ideia do papel. E caso você não tenha dinheiro, fama, ou até mesmo influência, saiba que, se seu produto for bom, em algum momento ele será reconhecido.

“Seja tão bom que os outros não consigam lhe ignorar.” Steve Martin

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a empresa da Paula, é só clicar no link www.mysweet.com

Deixe sua opinião aqui:

Verena Cordeiro
Sou Consultora Financeira, moro em Nova York e trabalho com abertura de contas Internacionais e Investimentos de pequeno, médio e longo prazo desde 2006. Também faço projetos independentes e assessoria empresarial.
Verena Cordeiro on EmailVerena Cordeiro on FacebookVerena Cordeiro on InstagramVerena Cordeiro on LinkedinVerena Cordeiro on Wordpress