Brasileiro se destaca nos EUA e se torna referência na cena audiovisual de Los Angeles

O paulistano Fabiano Caza assumiu em 2017 a direção na costa oeste do “TV Planeta Brasil”, programa da Globo Internacional voltado aos brasileiros nos EUA e América Latina. Além de ter assumido a direção de seguimentos ele também atua como filmmaker do programa, que é um dos mais vistos pela comunidade brasileira e latina nos EUA. A atração, que está no ar desde 2003 e leva informação, cultura e empreendedorismo mostrando a vida de brasileiros que moram nos EUA, é hoje um dos principais produtos do braço internacional da emissora brasileira. O “Planeta Brasil” tem base em Los Angeles e Miami e tem como apresentadores os atores Erik Marmo e Fernanda Pontes.

Da Zona Leste de SP para a cidade dos sonhos

A história de Fabiano Caza poderia ser facilmente um roteiro de filme, com espaço para drama, aventura e suspense. A vontade de fazer cinema veio ainda muito cedo, quando era um adolescente sonhador, morador da zona leste de São Paulo. Sonho esse que não tinha muito espaço e parecia muito longe de acontecer diante da realidade nua e crua que lhe cercava: conciliar trabalho com estudos e ajudar a família humilde, por muito tempo foi só isso que esteve ao seu alcance.
Mas persistência e determinação são dois adjetivos que definem bem sua perso-nalidade. A caminhada rumo ao seu objetivo maior passou por um enorme aprendizado autodidata e pela luta comum a todo brasileiro que encara de frente os desafios para chegar aonde quer. Casou, graduou-se em televisão, se espe-cializou em pós produção, cursou direção e direção de fotografia, acumulou empregos, viveu experiências em grandes programas da TV aberta brasileira, sacrificou horas de descanso, folgas e momentos junto a esposa e filha para poder juntar dinheiro e enfim dar um de seus maiores saltos, tentar a vida em Los Angeles.

Em 2015 Fabiano desembarca na cidade do sonhos com sua esposa e filha, carregando na mala a matrícula em um curso de inglês, o básico de fluência no idioma e ainda o sonho de poder atuar na área em que sempre manteve seu foco, o cinema. Mas esse era só o começo de uma nova e desafiadora jornada em terras americanas, um lugar onde, apesar das oportunidades, sabia que tinha muito a enfrentar e provar.

Conquistar um lugar ao sol nunca foi problema pra Caza e, mesmo em meio as novidades e estranhezas de estar num novo país, decidiu que iria além de apenas fazer um curso de inglês e se conformar em voltar “um pouco” melhor no idioma para o Brasil. Com a ajuda de amigos, fundamentais nesse capítulo de sua história, conseguiu alguns freelas em produtoras, colaborando e aprendendo junto a realização de filmes publicitários.

Foi ainda nos três primeiros meses na cidade que conheceu um produtor americano e com ele começou a produzir alguns trabalhos. Esse produtor o colocou em contato com um advogado de imigração que o fez acender a principal luz quanto as possibilidades reais de poder tirar um visto de trabalho.

Junto a Labcoat Meerkat, produtora que lhe deu a primeira oportunidade nos EUA, realizou diversos trabalhos e a partir disso muitas outras chances vieram. Atuou como diretor de fotografia e pós produção do filme “Sunshine Un-derground” e está desenvolvendo projetos de TV para o mercado brasileiro, como a produção do programa de TV “My Sweet L.A” e a série cristã “The Wanderer”. Tantas boas referências o colocaram na mira de um novo longa metragem para o qual está sendo sondado e que tem planos de ser rodado em 2018. O filme abor-dará a escravidão e o tráfico de crianças no Nepal.

O visto de trabalho veio mais rápido do que esperava, resultado do bom trabalho e relacionamentos construídos. “Os produtores do Labcoat Meerkat gostaram muito do meu trabalho no filme que fizemos juntos. Nosso relacionamento profissional se fortaleceu e se estendeu para além de apenas um trabalho e eles toparam ser meus agentes aqui nos EUA. Todo o processo demorou uns nove meses, entre preparar a documentação no Brasil e EUA, com envio e análise de documentações. Uma etapa bastante burocrática mas que teve um final feliz”, conta emocionado.
No meio das comemorações pela saída do visto de trabalho veio a grande surpresa. Caza recebeu de amigos a indicação para fazer o teste de diretor do programa “Planeta Brasil” e resolveu participar do processo seletivo. Passados 4 meses após o teste de direção e entrevista, quando já nem contava mais com a chance de entrar na equipe, foi surpreendido com a notícia de que tinha sido o escolhido para a função.

Sem abandonar os projetos paralelos no cinema, Caza assumirá a responsabili-dade de manter a qualidade e credibilidade que um dos programas mais prestigiados da Globo Internacional conquistou ao longo dos últimos anos. Para ele, que sempre levou com o máximo de profissionalismo e garra todos os trabalhos que assumiu, essa será uma tarefa honrosa e, claro, desafiadora. Mas ele sabe o que quer e segue com sua visão de unir em sua vida profissional coragem, resignação e humildade. “Tudo se encaixou no momento perfeito, absolutamente tudo. Deus foi maravilhoso comigo e com minha família, gratidão é a palavra que melhor define meu estado de espírito”, conclui.
O “Planeta Brasil” vai ao ar todos os sábados com reprises aos domingos na Globo Internacional.

Deixe sua opinião aqui:

BBU - Brazilian Business USA
A BBU – Brazilian Business USA é uma plataforma voltada para incentivar o empreendedorismo criativo e ideias inovadoras conectando brasileiros empreendedores através da troca de experiências, networking, conteúdos digitais, eventos e workshops ao redor dos Estados Unidos. Email: redacao@brazilianbusinessusa.com
BBU - Brazilian Business USA on FacebookBBU - Brazilian Business USA on InstagramBBU - Brazilian Business USA on LinkedinBBU - Brazilian Business USA on Twitter