Sandra Bessa: A Brasileira que conquistou o sucesso no mercado de turismo da Florida

Em setembro de 1997, Sandra Bessa partiu da capital baiana, rumo aos Estados Unidos, para estudar Inglês. Vinte anos se passaram e ela construiu, com muito empenho, o canal mais famoso de turismo e informação na cidade americana queridinha dos brasileiros. Nesse meio tempo, conheceu seu marido e atual sócio, o Joe.

A formação original de Sandra é em Ciências da Computação, o que lhe abriu portas e permitiu obter um visto de trabalho. Dessa forma, ela resolveu se instalar definitivamente no país e conta que, na época em que começou a se movimentar na internet, não existiam blogs. Ela participava de um grupo chamado Jetsky Miami, só para amigos e sem fins lucrativos. Os integrantes passeavam pela cidade e tiravam muitas fotos para ter registro de tudo. Essa experiência, mais tarde, motivou-a a fazer algo para compartilhar seus momentos; então, com esse material, decidiu criar uma conta no Instagram, que só tinha 1 ano de lançado.

Há 5 anos, seu marido não estava muito animado com a carreira de engenheiro e ter uma empresa sempre esteve nos planos do casal. Assim, eles decidiram dar o primeiro passo; como sempre estiveram ligados no mundo tecnológico e já vinham usando as redes sociais, construíram um site para que pudessem armazenar os conteúdos e textos. Registraram o domínio e, em uma tarde, o esboço do que viria a se tornar o “Guia Miami“, já estava montado. Sandra comenta, sorridente: “Disse para o Joe que tínhamos acabado de abrir uma empresa de turismo!!”

A agência de web design que eles tiveram no passado, ajudou-os a ter insights para esse novo projeto, como o desenho da logo, da página etc. Já para a organização dos textos, eles contam com a parceria da filha, a jornalista Ana Letícia. O Instagram é o coração da empresa e o blog surgiu pela necessidade de criar conteúdo de qualidade e divulgar mais informações.

Com o passar do tempo, foram construindo seu público e nicho de mercado, e decidiram começar um Vip city tour, que oferecia serviços como traslados e compras. Após alguns anos, o negócio evoluiu para o modelo atual. “ A empresa é uma mistura de sonhos”, diz Sandra.

A empreendedora explica que abrir a empresa e organizar-se com as licenças não foi uma tarefa difícil, como costuma acontecer no Brasil. Ela diz que é possível fazer tudo on-line, desde a abertura do negócio, até compor um contrato social. Uma das ferramentas que utilizou para facilitar todo o processo foi o www.legalzoom.com, um site completo com foco nesse tipo de serviço. O único gasto extra que ela tem é com o contador. “Podemos dever a todo mundo, menos ao Tio Sam”, acrescenta.

Ela nos conta que as licenças são diferentes em cada estado e condado em que a empresa está localizada. O empreendedor que tiver interesse nesse passo a passo deve entrar no site adequado e obter mais informações. “Tudo é bem simples e direto; é só seguir as indicações e, se não quiser gastar, basta fazer tudo sozinho. A empresa Guia Miami, LLC está licenciada para atuar somente em Miami, na Flórida”, conclui.

Guia Miami

TRAJETÓRIA E DIFICULDADES:

Um dos problemas que ela tem enfrentado é a concorrência desleal: “Há 5 anos, criamos um modelo de trabalho que, até então, não existia. De repente, você vê todo seu esforço, seus textos e nome do seu site sendo plagiado.”

Ela alerta que muitas empresas operam de forma ilegal, o que é perigoso para os clientes. O maior problema é a falta de autorização para trabalhar e, principalmente, das licenças necessárias para navegação. A mais importante é a do capitão do barco, pois, para se fazer turismo para mais de 6 pessoas, é necessário ser cidadão americano. Sandra explica que a licença dada para estrangeiros é para fins recreativos, mas não serve para montar uma empresa.

Ela acredita que as maiores dificuldades que os brasileiros podem encontrar são a obtenção do visto e conseguir fluência no inglês, além da importância de estar preparado para um mercado tão competitivo. Não podemos esquecer que Miami é uma cidade extremamente aberta ao imigrante, mas é necessário aprender o inglês e o espanhol para sobreviver. E quando falamos de Estados Unidos e imigração, a situação do brasileiro é privilegiada, pois somos um povo bem visto, competente e empreendedor.

DIFERENCIAL E FUTURO:

Atualmente, os principais serviços da empresa são aluguel de barcos e city tours exclusivos para noivas e grávidas. Ela explica que o diferencial do Guia Miami para outras empresas é a experiência no mar que eles proporcionam, enfatizando que têm clientes que já vieram mais de 5 vezes para refazer os passeios: “Eles se sentem tão à vontade, que viram nossos amigos”, finaliza.

Mas a intenção do casal é que o Guia Miami se transforme em uma ponte de informação para todo brasileiro que pretende visitar a cidade, e o que lhes deixa mais entusiasmados é o reconhecimento local e no próprio Brasil. Sandra nos conta que, semana passada, convidaram-na para ser embaixadora do Paris6, recém aberto em Miami, e falou que aliar a sua marca ao restaurante foi uma grande oportunidade. No próximo dia 11 maio, ela será uma das premiadas no evento da Brazilian Press Award .

Pergunto: qual o verdadeiro diferencial da sua empresa, com relação aos seus concorrentes? Sandra avalia que é a qualidade no atendimento, o olhar para cada detalhe, focando na prioridade, que são os clientes. Afinal, precisa dar tudo certo, desde quando eles chegam até à hora que se vão. Ela também cita a ajuda diária aos seguidores, respondendo todas as dúvidas com bastante atenção.

Sandra e o marido atualmente investem mais em conteúdo e na qualidade das fotografias (equipamentos, drones, câmera profissional e de mergulho). Além disso, a empresa conta com uma fotógrafa oficial, que fica à disposição, no caso de algum usuário procurar um serviço mais especifico.

A maioria dos clientes do Guia Miami vem do Brasil e os planos de Sandra para o futuro são de crescer ainda mais com as mídias digitais, na área de publicidade, e aumentar o número de anunciantes, transformando o canal em um verdadeiro guia no qual os clientes e seguidores não tenham nenhuma necessidade de buscar outras ferramentas para os mesmos serviços na cidade.

Quer saber mais informações sobre business na Florida? Acesse o site oficial do estado para obter mais informações. www.myflorida.com

Deixe sua opinião aqui:

BBU - Brazilian Business USA
A BBU – Brazilian Business USA é uma plataforma voltada para incentivar o empreendedorismo criativo e ideias inovadoras conectando brasileiros empreendedores através da troca de experiências, networking, conteúdos digitais, eventos e workshops ao redor dos Estados Unidos. Email: redacao@brazilianbusinessusa.com
BBU - Brazilian Business USA on FacebookBBU - Brazilian Business USA on InstagramBBU - Brazilian Business USA on LinkedinBBU - Brazilian Business USA on Twitter